COLOPROCTOLOGIA
Clínica e Cirurgia
Vídeocirurgia Colorretal
Cirurgia Minimamente invasiva Colorretal
Cirurgia robótica Colorretal
Colonoscopia


Clínica Digest Care - Diretor Técnico:
Alberto Andrade Thurow CRM-SC 11770
Dr. Rafael Felix Schlindwein
Dra. Maria Gabriela Schlindwein

Retossigmoidoscopia rígida e flexível
A Retossigmoidoscopia, seja a Flexível ou a Rígida, permite examinar a mucosa do reto e do sigmóide. Por isso o nome Retossigmoidoscopia = Endoscopia do Reto e Sigmóide.
Durante o exame é inserido um tubo flexível ou não, da espessura de um dedo, no ânus, e através do reto e sigmóide (rectossigmoidoscópio).
A Retossigmoidoscopia é principalmente indicada em casos de evacuação com sangue, sangramento espontâneo pelo ânus, dor abdominal, diarreia, intestino preso, dentre outras.
O que acontece durante a Retossigmoidoscopia? E depois?
A Retossigmoidoscopia, em geral, é bem tolerada. O paciente pode sentir uma pressão, cólica e gases no abdômen, durante o exame. O paciente fica deitado de lado, enquanto o médico introduz o aparelho através do ânus, pelo reto e sigmóide, analisando a mucosa desses segmentos. O exame pode ser associado a biópsias, ou mesmo coleta de exames para cultura e citologia, se necessário. É um exame rápido e em geral não é necessária sedação. Após o exame, em geral, o paciente poderá se alimentar normalmente e retornar às suas atividades habituais.